Sunday, October 05, 2008

Noites culturais da Tecauto: da emoçao à razão e a intuição



Quadro sintético das ideias de apoio à intervenção na sessão cultural de 4 de Outubro, Noites da Tecauto, do Grupo Belgest, emTorres Vedras

da emoção à razão, com intuição
por Luis Nandin de Carvalho


A RAZÃO é caracterizada como sendo: objectiva, racional, estatica, de causa final, por isso aperfeiçoa-se, dispoe de discurso lógico, é humana e intelegivele baseia-se na dedução.


a EMOÇÃO, é subjectiva, é psico-somática e bipolar, é dinâmica, assenta em instintos, educa-se, é reactiva e de tipo animal e afectivo.


a INTUIÇÃO, apresenta-se como sensível, espiritual e metafísica, nasce da revelação, ou da iluminação que permite uma percepção, por vezes de natureza paranormal e instantânea e reultante de uma causação circular holistica.

Notas:

Na foto, o orador ao lado do Presidente do Grupo Belgest, Eng Antonio Ferreira dos Anjos, impulsionador e mecenas das noites da Tecauto
A teoria e epistemologia do conhecimento assentam numa pluralidade de vias de acesso, entre elas a emoção, a razão e a intuição, formas pelas quais se manifesta a consciência humana, através de graus diversos do estado de inteligência cerebral.

Fazendo paralelismo com a evolução dos ser humano...até aos cerca de 7 anos de idade desenvolvem-se conhecimentos pela via da emoção, quase exclusivamente, e atingida a idade da razão... e pelo menos até a maioridade, prevalece a via racional, sem prejuizo de se manter o poder aquisitivo do conhecimento pela emoção, e finalmente já em plena idade adulta e em maturidade, atinge-se um terceiro patamar de desenvolvimento, o acesso à intuição que interage, em processo de causaçao circular, com as anteriores categorias, e assim permite a percepção e expressão superiores, de forma holistica, e tendendo ao universal.

Ou seja, temos a fase do aprendiz...numa primeira viagem emocional em que prevalecem os tumultos da vida profana, uma segunda fase racionalista, de companheiro, em que se confia na experiência da mão que nos guia, até chegar ao momento da terceira e ultima viagem, a do Mestre, onde atingimos a vivência do eterno, para onde vamos, na compreensão de quem somos, e de onde vimos.

Outras vias e caminhos ainda existem, de dificil identificação, e dependentes da maturidade, e grau de elevação espiritual, de que são exemplo formas de comunicação e percepção, como o esoterismo, pelos símbolos, a telepatia pela mente, e a música pelas sonoridades, portanto com ausencia de verbo, ou palavras.

A Música, por exemplo, fica sempre aquém das palavras, mas também para além delas. E quem tem dúvidas que pela melodia, sem poema, ou letra, se transmitem, e adquirem conhecimentos valiosos? e quantas vezes tudo se passa em simultaneo, pela via da emoção, da razão, e da intuição, simultaneamente?

No comments: