Saturday, May 23, 2009

Tertúlia sobre os solstícios no dia 6 de Junho 2009


A importância do circulo de woodhenge (inverno)
a importância do círculo de Stonehenge (verão)



O membro da Tertúlia do Bar do Além, Felicio Correia fez no sábado 6 de Junho uma intervenção sobre os Solstícios, seu significado histórico e actual ao longo dos tempos, a poucos dias de distância do Solstício de verão de 2009, como o demonstram as fotos da bem sucecida conferência e do almoço debate que se seguiu no Bar do Além, em Alenquer.











Felício Correia, economista de profissão, considera-se um verdadeiro apaixonado pelo CONHECIMENTO, pelo que cursou igualmente áreas tão díspares como Direito e Informática de Gestão. Tem um mestrado em Gestão (M.B.A.) e um mestrado em Economia Internacional.





Foi professor universitário durante 16 anos e dá ainda aulas em Paris, aonde se desloca uma vez por mês. Desde há 25 anos tem sido director de empresas, primeiro na área financeira, depois operacional.





...Mas há 20 anos apaixonou-se pela História e, através dela, pelos conhecimentos ocultos que com ela se entrelaçam. O tema que traz à Tertúlia insere-se no âmbito de análise dos fenómenos sociológicos dissimulados por uma história oficial... e do seu envolvimento em movimentos de caracater filosófico, esotérico e simbólico.






Da Wikipédia:





Em várias culturas ancestrais à volta do globo, o solstício de inverno era festejado com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com o Natal da religião cristã. O solstício de inverno, o menor dia do ano, a partir de quando a duração do dia começa a crescer, simbolizava o início da vitória da luz sobre a escuridão. Festas pagãs das mitologias persa e indú referenciavam as divindidades de Mitra como um símbolo do "Sol Vencedor", marcada pelo solstício de inverno. A cultura do império romano incorporou a comemoração dessa divindade através do Sol Invictus. Com o fortalecimento da religião cristã, a data em que se comemorava as festas pagãs do "Sol Vencedor" passaram referenciar o Natal através da comemoração do nascimento de Jesus Cristo, sem vínculos diretos com as antigas festas pagãs.

1 comment:

... said...

(vi numa presquisa sobre a sardenha uma referência sua a um guia de viagem para autocaravanas em Itália. podia enviar-me, por favor, por email o nome do guia? Desde já agradeço! carlamsan@gmail.com)