Wednesday, May 15, 2019

Tertúlia de reflexao e troca de impressoes sobre recente viagem a INDIA



Dia 1 de Junho, sábado de 2019
Tertúlia do Bar do Alem
Alenquer Rustic Camping
EN Nº 9, Km 94 Porto da Luz
Saida 4, da AE 1 direçao Carregado-Alenquer
tel 933552070 email alenquer.camping@dosdin.pt
www.dosdin.pt/camping/alenquer 



Tema:
Almoço debate, com início as 12h
 Troca de impressões sobre recente viagem a ÍNDIA
(Triangulo dourrado, DELI, VARANASI, JAIPUR, GOA, BOMBAIM, Igrejas e templos, Cultura, gastronomia
oradores:
António José e Maria Vitoria Carrasquinho
Moderador
Luis Nandin de Carvalho
Menu
entradas variadas, caril "mild" de camarão e lulas, sobremesa surpresa,
Vinho doc. regional, refrigerantes ou cerveja
RESERVAS INDISPENSAVEIS- Lotaçao Limitada
preço pessoa/tudo incluido c/Iva- 20€
Pagamento por transferência bancaria IBAN PT50 0033 0000 45415435 89105



TEXTO DE APOIO (retirado da net)
Introdução 

A cultura indiana é muito rica e diversificada. É uma cultura milenar que recebeu, com o passar dos séculos, várias influências orientais e ocidentais. Representa uma das civilizações mais antigas da história.

Dança Indiana

A dança mais popular da Índia é a Bharathanatyam. É uma dança clássica tradicional, onde os dançarinos fazem lindos e suaves movimentos e poses. As letras deste tipo musical falam das grandes realizações de deuses e heróis da mitologia. Esta dança surgiu há mais de 5 mil anos no sul da Índia e influenciou outros estilos de dança em várias regiões da Índia e do continente asiático.

Música Indiana
A música tradicional indiana é resultado da fusão musical dos diversos grupos étnicos e linguísticos da região. As letras seguem um caráter emotivo e descritivo. Um dos instrumentos musicais mais utilizados na musica tradicional indiana é a tambura (instrumento de cordas).

Filosofia Indiana

filosofia indiana está muito ligada a religião. As principais correntes filosóficas são: budismo, yoga, jainismo, tantra, bramanismo e sankhya.

Religião 

A religião na Índia é muito forte, pois esta região é considerada um dos berços religiosos das civilizações antigas. Grande parte dos indianos é seguidora do hinduísmo. Porém, existem também praticantes do islamismo, budismo, jainismo, siquismo e cristianismo.

Sistema de Castas

Embora tenha sido oficialmente extinto, o sistema de castas ainda faz parte da cultura hindu, embora tenha sido modificado no seu formato original. No sistema antigo, as pessoas eram divididas de acordo com sua posição social. Os grupos (castas) eram: brâmanes (religiosos e nobres), xatrias (guerreiros), vaixias (agricultores e comerciantes), sudras (escravos) e párias (sem castas). 


Arquitetura 

Na arquitetura histórica destacam-se os tempos (locais das cerimônias religiosas). Estes chamam a atenção pela beleza dos detalhes e riqueza na decoração. O Taj Mahal, situado na cidade de Agra, é uma das obras de arquitetura mais conhecidas deste país. Com influência islâmica, este mausoléu é considerado pela UNESCO como um Patrimônio da Humanidade.
  
Festas Indianas

Grande parte das festividades indianas está relacionada com aspectos religiosos. As principais festividades são: Holi, Festival das Cores (de fevereiro a março); Khumba Mela (festival religioso que ocorre quatro vezes a cada doze anos); Ganesha Festival (agosto e setembro) e Festival das Luzes (Diwali).



No comments: