Saturday, January 30, 2010

O segredo Maçónio por Rui Bandeira, Correio-Mor, orador convidado da Tertúlia de 20 de Fevereiro 2010


O que é o segredo maçónico?
Em que consiste?
Qual a sua justificação?



Rui Bandeira expõe o tema e responde perante a Tertúlia do Bar do Além na reunião e almoço debate de 20 de Fevereiro...a partir das 12h.

Moderador: Luis Nandin de Carvalho
inscrições abertas, lotação limitada, contacto: bar-do.alem@gmail.com

Quem é Rui Bandeira?

Grande Oficial da Grande Loja Legal de Portugal-GLRP, desempenha as funções de Correio-Mor, e nessa qualidade susbcreveu a mensagem abaixo que se encontra no portal da Maçonaria Regular e Universal Portuguesa em www.gllp.pt

outras referências em:



I-Escrito por Rui Bandeira
A Mensagem de boas vindas

do Grande Correio Mor da
Grande Loja Legal de Portugal/GLRP
Bem-vindo ao sítio na Internet da Grande Loja Legal de Portugal/GLRP!
Este espaço foi criado e é mantido com o propósito de proporcionar a todos os interessados informação básica sobre a Maçonaria Regular, a GLLP/GLRP, os seus princípios, atividades e projetos. Procuramos mantê-lo constantemente atualizado, sendo nosso objetivo uma revisão e atualização de conteúdos com uma periodicidade que não exceda um mês.
Toda a obra humana deve ser entendida como provisória e sujeita a aperfeiçoamentos, a evolução, a melhoria. Este sítio está, portanto, em constante renovação. Renovação que não implicará necessariamente a retirada de conteúdos e sua substituição por outros, mas que passará pela adição de novos conteúdos.
Na primavera de 2009, procedemos à renovação do sítio, quer em termos de imagem, quer de organização de conteúdos. Paulatinamente, vamos continuar a introduzir novos conteúdos.
Neste campo, a prioridade vai ser dada, naturalmente, à informação institucional: contactos atualizados, informação sobre as Lojas da Obediência e as demais Obediências Maçónicas Regulares com quem a GLLP/GLRP mantém relações de amizade e mútuo reconhecimento, calendário de eventos, etc..
Mas também haverá lugar à apresentação de trabalhos de obreiros desta Grande Loja. A elaboração de trabalhos, estudos, monografias, sobre os mais diversos assuntos e temas é uma tarefa corrente e realizada com gosto pelos maçons. Muitos desses trabalhos ficam arquivados, após terem sido levados ao conhecimento, por vezes de apenas um punhado de obreiros de uma particular Loja. Alguns deles serão certamente de utilidade para o público em geral e o sítio da Grande Loja (como os sítios das Lojas que também marcam presença no espaço virtual) é o local apropriado para os disponibilizar.
Enfim, a divulgação das iniciativas das Lojas e dos maçons tem também, claramente, lugar neste espaço.Como em tudo na vida, quando algo de novo se apresenta no horizonte, experimenta-se tímida e cuidadosamente. Só depois se ganha confiança para explorar e aproveitar as potencialidades do que de novo se nos apresenta. Assim ocorreu nos primeiros contactos da Maçonaria, instituição centenária e que preza a Tradição estabelecida pelos que nos antecederam, com o fantástico potencial das Novas Tecnologias. O tempo da timidez está passado. Confiantemente, este espaço será o repositório do essencial da informação relativa à GLLP/GLRP.
Porém, tal como Roma e Pavia não se fizeram num dia, os propósitos acima enunciados não se concretizam num piscar de olhos, de um dia para o outro. Ficam enunciados propósitos e caminho. Pede-se aos visitantes deste espaço a benevolência de acreditar que a viagem está em marcha, aceitar que os resultados se vejam mês a mês e ir espreitando periodicamente o que aqui vos deixamos.
Muito obrigado por aqui ter vindo. Volte sempre!
Rui Bandeira

Grande Correio Mor
................................................................................................................................
II- Escrito por Rui Bandeira
A Grande Loja Legal de Portugal/GLRP é a única organização maçónica portuguesa internacionalmente reconhecida como Regular. A Maçonaria Regular foi institucionalizada a partir de 1717. Nessa data, quatro Lojas maçónicas de Londres constituíram a Premier Grand Lodge.
A Maçonaria Regular rege-se por 12 Princípios, ou Landmarks Regulares, também conhecidos pelos 12 Pontos da Regularidade, que poderão ser consultados no espaço As 12 regras.Entre essas Regras da Regularidade avultam as de que apenas podem ser admitidos como maçons regulares homens livres e de bons costumes, crentes no Criador (mas cabendo à livre e íntima consciência de cada um a conceção individual do mesmo, a religião que professa e a forma como o faz) e a exclusão de qualquer controvérsia sobre Política ou Religião. Os trabalhos das Lojas Maçónicas Regulares são conduzidos à Glória do Grande Arquiteto do Universo (a denominação, abrangente a todas as crenças e religiões que os maçons utilizam para se referir ao Criador) e na presença das 3 grandes Luzes da Maçonaria: o Livro Sagrado (ou Livros Sagrados, se em assembleia houver elementos que, professando diferentes religiões, tenham diversos Livros Sagrados), o Esquadro e o Compasso.
A observância estrita destes princípios distingue a Maçonaria Regular de outras formas de entender e praticar o fenómeno, designadamente da Maçonaria dita Irregular ou Liberal, originada em diferente conceção, nascida em França. São diferentes a identidade e alguns princípios seguidos por estas duas formas de praticar e entender a Maçonaria.
Em contraposição a esta mencionada distinção de princípios, é comum a toda a boa prática da Maçonaria, seja Regular, seja Irregular ou Liberal, a existência de um específico método de aperfeiçoamento pessoal e moral (e, para a Maçonaria Regular, também espiritual), baseado no estudo do Simbolismo e na análise, compreensão, aplicação e relacionação do significado obtido dos símbolos estudados, na aquisição e consolidação de conhecimentos através de sucessivos patamares e na interiorização das lições recebidas através da sua absorção global, pela Razão e Emoção. Essenciais ao espírito e prática maçónicos são a contribuição do conhecimento e esforço individuais para o grupo em que o indivíduo se insere - a Loja -, correspondentemente retribuídos pelo papel do grupo no aperfeiçoamento individual.
Instituição buscadora da excelência, da Sabedoria, da Força e da Beleza, funcionando segundo os princípios da Liberdade, Igualdade e Fraternidade, a Maçonaria desde há séculos que transforma homens bons em homens melhores e, por essa via, contribui para a melhoria das sociedades em que se insere.

Loading...

No comments: