Tuesday, March 30, 2010

Fotos texto da Tertulia em almoço debate do Bar do Alem sobre a ALQUIMIA DO PALáCIO E JARDINS DA REGALEIRA



Realizada no sábado 24 de Abril, as 12h, na Tertúlia do Bar do Além

Orador João Susano
e quem quer aderir ao facebook da Regaleira pode seguir para o link...
http://www.facebook.com/pages/Sintra-Portugal/Quinta-da-Regaleira/103738155478?v=wall

João Luis Susano foi durante seis anos guia na Quinta da Regaleira. A experiência do trabalho aí desenvolvido e o contacto diário com os conteúdos temáticos das Ciências Herméticas levou-o a interessar-se por outros lugares de profundo significado esotérico.



Tem guiado visitas a lugares como Alcobaça, Cós, Nazaré e à Baixa Pombalina de Lisboa, na óptica da História e da Tradição Mítica portuguesas.



Criou em 2009 as edições Arcano Zero, cuja linha editorial incide sobre os estes mesmos assuntos e outros conexos. Frequentou o Curso de Licenciatura em Antropologia da F.C.S.H. da Universidade Nova de Lisboa

moderador Luis Nandin de Carvalho
Tema: Alquimia na Regaleira
texto de apoio sugerido por Joao Susano

Há já cerca de vinte anos que a Quinta da Regaleira é conhecida no panorama cultural português como “a Mansão Filosofal de Sintra”. Esta designação vem vinculando o Palácio e os seus jardins ao livro escrito por autor desconhecido que assinou com o pseudónimo Fulcanelli, (que significa o Fogo de Hely), publicado em França em 1930 com o título “Les Demeures Philosophales” e traduzido em português nas edições 70, no ano de 1989 com o título (a meu ver incorrecto) “As mansões filosofais”.



O assunto de que trata o livro é a Alquimia, arte multimilenar que todos julgavam definitivamente arrumada na gaveta das superstições e de que este livro veio dar a prova inequívoca da sua continuidade nos dias de hoje.



Mas o que tem a ver a Quinta da Regaleira com a Alquimia?



De que elementos dispomos para produzir um discurso de teor alquímico em torno desta propriedade?



O que sabemos nós acerca do seu encomendante, o Dr. Carvalho Monteiro, filantropo e homem das Ciências Naturais numa época em que estas estavam já imbuídas de um positivismo epistemológico, o mesmo positivismo que catalogara a Alquimia de pré-química infantil?

E o que tem tudo isto a ver com a Maçonaria, movimento de ideias liberais nascido em Inglaterra, com forte presença em Portugal no final do séc XIX e inícios do XX, ao qual se tem associado a Quinta mas cuja simbólica desconhece Nossa Senhora, precisamente a referência que domina nas imagens e inscrições da Capela da Quinta da Regaleira?  Aqui fica o convite a uma visita virtual a este lugar ímpar que é a Regaleira, e a vislumbrar por detrás das aparentes contradições a coerência do pensamento do Dr. Carvalho Monteiro.

No comments: