Monday, March 21, 2011

ROSA CRUZES: Tema do almoço debate da tertúlia do sábado dia 16 de Abril as 12h em Alenquer

HISTÓRIA


A Ordem Rosacruz – AMORC é uma Organização Internacional de carácter místico-filosófico, que tem por MISSÃO despertar o potencial interior do ser humano, auxiliando-o no seu desenvolvimento e espírito de fraternidade, respeitando a liberdade individual, dentro da Tradição e da Cultura Rosacruzes.

Em Portugal, a Ordem iniciou as suas práticas em Julho de 1979, embora já contasse com alguns membros afiliados à Grande Loja de Língua Portuguesa, sedeada no Brasil.

Nessa ocasião, a Soror Maria Moura desdobrou-se em entrevistas à televisão, à rádio, à imprensa, tendo celebrado, ela própria, a 1ª Convocação Rosacruz, no dia 29 de Julho, no Salão de Festas dos Bombeiros Voluntários Lisbonenses, na Rua Camilo Castelo Branco. No discurso dessa Convocação, "A Nova Ética", afirmava Maria Moura, Grande Mestre para os países de expressão portuguesa:

“…não sendo a Ética estática e caracterizando-se pelo movimento, tornava-se necessário que o acompanhássemos, deixando de lado velhas concepções, como a de um Deus personalizado, violando ele próprio constantemente as leis por Si criadas...

…o trabalho Rosacruz pretende salvar aquilo que as religiões manifestam de mais positivo, preparando as bases de concepções futuras e tendo como suporte não somente a lógica da filosofia, mas também a lógica prática...”

A cidade de Lisboa passou então a ter um Capítulo Rosacruz, mais tarde, em 25 de Outubro de 1985 elevado à categoria de Loja. Em 8 de Junho de 1991, o então Grande Mestre, Frater Charles Vega Parucker, procedeu solenemente à consagração do Templo, em instalações próprias, conseguidas pelos membros portugueses, na Rua D.Dinis, onde ainda se encontra.

O Porto Rosacruz assistiu, em 9 de Abril de 1983, à sua 1ª Convocação realizada no salão dos Bombeiros Voluntários do Porto dado que o Capítulo ainda não tinha sede própria, alguns meses mais tarde a obteria na zona ribeirinha de Vila Nova de Gaia. Durante vinte e cinco anos aí permaneceu e desenvolveu as suas actividades regulares até à ansiada transferência para o centro do Porto, na Travessa de Santo Isidro – uma tranquila artéria junto ao Marquês de Pombal.

A Tradicional Ordem Martinista (TOM), uma Ordem Iniciática ligada à Ordem Rosacruz, também desenvolve a sua actividade em Portugal, na Heptada Martinista de Lisboa, fundada a 7 de Janeiro de 1995, com sede própria na Praça da Alegria e cujas instalações foram solenemente inauguradas a 26 de Setembro de 1999 pelo Soberano Grande Mestre e Imperator da AMORC, irmão Christian Bernard.

Da "História da Heptada" pode ler-se o seguinte excerto:

O sonho fez-se real,

Os cavaleiros de Paris surgiram ante nós!

O Filósofo Desconhecido chamou-nos e iniciou-nos!

para que, ardendo em Luz e Calor pudéssemos a outros

transmitir tanta Beleza.

O Templo manifestou-se, levantou-se, adornou-se, consagrou-se, para que primeiro aí tomassem lugar os amados Mestres do Passado, aguardando a reverência dos irmãos, menores, humildes, confiantes da certeza da sua Evolução.

Aos outros irmãos desejamos dar todo o nosso Amor, tocá-los com o manto da Inspiração, brandindo a recta espada do rigor.

Porém, sempre e sempre unidos com o luminoso cordão da Irmandade.

E com a misteriosa máscara do incógnito, para todo o sempre fundidos no Ser!

Foram, ao longo do tempo, criados mais dois organismos afiliados em Alcobaça e em Coimbra, os quais, devido ao reduzido número de membros, não têm mantido uma actividade considerada regular.

O ex-Grande Mestre, Frater Charles Vega Parucker, sempre deu o seu melhor incentivo no sentido de engrandecer a Ordem, quer no Brasil, quer em Portugal e também em Angola, o mesmo é dizer, nos Países de expressão portuguesa. Visitou várias vezes o nosso país, transmitindo a todos os Rosacruzes portugueses a sua força, a sua determinação e o seu espírito de humor tão apreciado, confraternizando e prestigiando o Rosacrucianismo.

No comments: