Sunday, June 10, 2012

Inscrições abertas para o agape e celebraçao do solsticio de verao de 2012 no sabado dia 23 de Junho, em Alenquer




A quem possa interessar, em especial aos membros da Tertúlia do Bar do Alem e da Tertúlia Politeia:


O secretariado da Tertúlia do Bar do Além e da Tertúlia Politeia decidiram este ano cooperar na realização de uma cerimonia ritual evocativa e de celebração do Solstício de verão de 2012, na próxima sabado, dia 23 de Junho, em Alenquer.

 O teor dessa cerimónia será similar ao realizado nos anos 2009 e 2010 pela Tertúlia do Bar do Além e de que se poderá ler o relato no respectivo Blog em : http://bardoalem.blogspot.com/2010/06/novo-ritual-para-celebracao-do.html .

 Assim:

 O evento de 6F dia 22 de Junho, terá o seguinte programa:

 A partir das 20h00 - Chegada dos participantes. Confraternização.

20h30 - Jantar: ágape fraternal, sentado, em esplanada, ao ar livre.

21h45 - Pôr-do-Sol (hora oficial).

22h00 - Celebração (de acordo com o ritual a ser distribuído no local), com evocação das cerimónias ancestrais, comuns às correntes espirituais de todos os tempos, hoje identificadas nos países nórdicos de mid-summer.



Admite-se que a cerimónia esteja terminada por volta das 23h00, sem prejuízo de o convívio poder continuar até que se queira.

 Iremos construir sucessivamente o anel de fogo, a roda da vida e a cadeia de união do círculo energético ao redor da fogueira evocativa do Astro-Rei, dando o apropriado destaque aos 4 pontos cardeais, tradicionalmente associados com os 4 elementos (ar, fogo, terra, água). Trata-se de uma cerimónia absolutamente aberta a todos, com ou sem crenças religiosas, dado que apenas se visa a comunhão das energias que emanam de todos nós. Cada pessoa é livre de fazer para si a interpretação espiritual que o momento lhe suscite.

 Porém é absolutamente indispensável ter em conta alguns aspectos:

 1)-Pede-se aos participantes que tragam roupa branca (ou clara).

 2)-O custo do evento, incluindo o catering do jantar, vela, um exemplar do ritual e custos organizativos do evento vários, é de 20€ por pessoa.  Para efeito de passagem de recibo fiscalmente valido os interessados devem remeter coma inscrição o seu NIF


3)-O ágape consistirá em: entradas várias incluindo azeitonas e queijo; grelhada mista de carnes (febras, entrecosto, salsichas, entremeada); salada e batatas fritas, pão e broa; vinho tinto e vinho branco da região de Alenquer; sobremesa ou fruta da época. Para quem seja vegetariano, pede-se que explicitamente e no acto da inscrição,  informe esse facto, para que se confeccione uma refeição especial.



4)-O Bar do Além fica situado no Parque de Campismo de Alenquer, à saída de Alenquer, no caminho para Torres Vedras: estrada nacional nr.9, Km 94. (Ir seguindo o sinal de Parque de Campismo). Fica a cerca de 3km de Alenquer.


5)-Como se vai comprar os géneros para o catering da refeição a contar com as pessoas que se inscrevam, é absolutamente indispensável que quem se inscreva compareça mesmo, como facilmente se compreenderá. Para garantia de que não acontecem percalços, sempre lamentáveis mas possíveis quando se junta muita gente, agradecemos que, juntamente com os vossos mails de inscrição, enviem cópia da transferência do respectivo montante (20 Euros por cada pessoa participante) para a conta bancária que tem o seguinte NIB: 0033 0000 4541 5435 8910 5 (da Agirdin Lda responsável pelo catering). Quem não conseguir enviar cópia do talão da transferência pode apresentá-lo, como comprovativo, à chegada ao evento.

 6)-As inscrições poderão ser efectuadas, para este mail como habitualmente, ou para bar.do.alem@gmail.com, ou para os contactos da Tertúlia Politeia (Felício)até ao fim do próximo Domingo, dia 17/6.

1 comment:

Isa Ferreira said...

olá a todos, parabéns pela iniciativa. Bem que gostava de participar, não só no Solstício como nas tertúlias. Como moro muito longe fico pela telepatia! vou seguir pelo bolg. jinhos