Sunday, March 29, 2015

tertulia sobre os ROSA CRUZ com RUI DE FREITAS dia 18 de ABRIL, as 12h em Alenquer

 Os Rosa Cruz com Rui Freitas
Origens, Filosofia e Mensagem
Moderador Luís Nandin de Carvalho
LOCAL
Tertúlia do Bar do Alem
Alenquer, EN Nº 9, Km 94
dia 18 de ABRIL, sábado as 12h
Almoço Debate
Menu 20€/pax
Entradas variadas, prato principal,
(entrecosto com favas e soja verde)
sobremesa surpresa,
vinho da região e café
Pagamento com a inscrição
NIB 0033.0000.4541.5435.89105
(lotação limitada)
 
Fontes (entre outras)
 
A Fundação Rosacruz é uma organização cultural sem fins lucrativos cujo objectivo é o estudo e a divulgação do pensamento hermético e rosacruz e a sua influência nos grandes pensadores e movimentos civilizacionais.
Desde a sua criação em 1992, desenvolveu uma actividade incessante constituindo bibliotecas abertas ao público, publicando trabalhos de pesquisa, conferências, exposições e concertos de música, tradução e edição de livros, revistas e catálogos.
 
  • Fundação ibérica sem fins lucrativos inscrita no Protectorado do Ministério da Cultura de Espanha. Promovida pelo Lectorium ...Rosicrucianum e fundada em 1993, aborda diversas áreas de trabalho cujos resultados se concretizam em apresentações públicas, simpósios e na tradução e edição de fundos especializados (livros e monografias). Em toda a Península Ibérica a Fundação tem criado bibliotecas públicas, dotadas de um acervo notável à disposição das pesquisas e interesse público. Para isso colabora com diferentes investigadores e importantes entidades especializadas em hermetismo e gnose, como a Bibliotheca Philosophica Hermética de Amesterdão, a De Rosekruis Pers, também na Holanda, e diversos investigadores do mundo académico espanhol e português.
  •  
    Desde o seu berço, no Antigo Egipto, o hermetismo manifestou-se como um compêndio filosófico de grande solidez que quase não... sofreu mudanças com o passar do tempo.
    Marsilio Ficino (1433-1499) traduziu o Corpus Hermeticum por ordem de Cosme de Médicis, acendendo de novo a chama deste conhecimento na Europa e impulsionando assim aquilo a que se chamaria Renascimento.
    O Renascimento trouxe à luz os ensinamentos que durante a Idade Média tinham sido perseguidos, dando um impulso formidável a um novo pensamento que daria origem a uma maior consciência.
    Atualmente, a ciência empírica aproxima-se dos preceitos herméticos e reconhece-os como base sólida de um conhecimento indubitável.
    A Fundação Rosacruz propõe-se mostrar esse conhecimento, e tornar acessível a todos os interessados, uma compreensão dessa filosofia. Os trabalhos da Fundação estão abertos a todos e procura-se que sejam acessíveis, sem perder rigor nem qualidade, tentando aproximar dos interessados um conhecimento capaz de atravessar as estruturas mentais do conformismo actual.
  •  
    A Fundação Rosacruz (http://www.fundacionrosacruz.org/) tem como objectivo central a divulgação do pensamento filosófico her...mético e suas influências no humanismo, na arte ena ciência. Objectivo que se traduz na realização de conferências, palestras, concertos,exposições, e projectos de investigação; e da criação de bibliotecas públicas. É um projecto aberto e pluralista, que conta com a participação de investigadores e colaboradores das mais diversas áreas. Realizou convénios com a Biblioteca Philosophica Hermetica de Amsterdão (http://www.ritmanlibrary.nl/); com a Rozekruis Pers (www.rozekruispers.com) e tem desenvolvido colaborações com várias entidades como a Biblioteca Arús, de Barcelona (www.bpa.es). 
  •  
    A Fundação Rosacruz, em colaboração com institutos, autarquias e investigadores criou uma rede de bibliotecas públicas com a...cervo especializado em hermetismo, disponibilizando ao público fontes documentais e trabalhos científicos. Prestando um serviço público de valor reconhecido pelo meio académico e por todos os pesquisadores, a Fundação abre as suas portas semanalmente nas cidades de Barcelona, Saragoça, Madrid, Valência e Lisboa. Em Lisboa, a Biblioteca pública da Fundação funciona na Travessa das Pedras Negras nº 1, 1º, às segundas-feiras das 18h00 às 21h00, ou por marcação para portugal@fundacionrosacruz.org 

  •  

    No comments: